Não se esqueça de se juntar (“Join”) à equipe também, pois todos contam pontos para classificar a equipe para os Regionais.
Depois do acidente que aconteceu nesse final de semana durante um dos maiores campeonatos não oficiais de CrossFit, o OC Throwdown, em que o treinador e atleta mais do que experiente Kevin Ogar derrubou a barra nas suas costas durante um Arranco que lesionando a sua coluna na altura da T-11 que provavelmente vai deixá-lo paralítico, é óbvio que um monte de falatório ia começar.
O problema maior (fora o acidente em si) é que um monte de imbecil que adora sensacionalismo ou mesmo que gostam de meter o pau na CrossFit vão aproveitar para usar mais esse caso como um exemplo errado do que fazemos, ensinamos e temos como filosofia principal, que é a saúde, qualidade de vida e integridade física dos nossos alunos.
Paciência, pois como foi citado na semana passada, o grande problema da CrossFit é estar em evidência. Isso sim é o que gera tanta besteira a ser falada sobre nós.
Porém, como gosto de falar (escrever, no caso) aqui vão as minhas considerações em muito baseadas no que escreveu o treinador da CrossFit Central, Michael Winchester,
em seu site pessoal.
Nós realmente vivemos em um mundo perigoso, tanto dentro quanto fora do ginásio de CrossFit. Isso porque de certa maneira o nosso corpo é frágil na hora de aguentar certos impactos.
Nos nossos treinos estamos sujeitos a acidentes diariamente, tanto quando levantamos peso sobre a cabeça, quanto quando ficamos nos balançando nas barras e argolas.
Nós usamos esses equipamentos para ficarmos mais fortes, mas também podemos nos machucar com eles. É impossível eliminar todos os fatores de risco e acidente possíveis. Aliás, tentar eliminar isso tudo seria negar a nossa condição humana, de desafiarmos o nosso corpo, para que ele possa se adaptar e ficar cada vez melhor.
Por isso nós nunca vamos parar de fazer Arrancos, Agachamentos ou Muscle-ups. Não vamos mudar os nossos treinos por causa de um trágico acidente. Se fosse assim nem sairíamos mais na rua com medo de sermos atropelados, tomar um tiro (merda de realidade que vivemos) ou mesmo tropeçar em uma raíz saindo da calçada e bater a cabeça na quina do canteiro.
Temos que continuar fazendo o que gostamos e o que precisamos fazer, porém com atenção e cuidado com as pessoas em volta.
Negligenciar as condições de segurança em um treinamento é um caminho sem volta, pois depois que se tem uma lesão séria, não há como voltar atrás, não há reparo ou recuperação que não seja custosa e sacrificante.
Mas pior ainda do que se lesionar é causar uma lesão em outra pessoa, pois não existe pedido de desculpa ou pagamento de indenização que tire o peso da sua consciência. Por isso, aproveito esse texto para novamente pedir para vocês tomarem cuidado ao treinarem; não estraguem o material que vai ser usado por mais algumas pessoas, não soltarem barras no chão para não quicar para o lado, não arremessarem Dumbbells ou Kettlebells longe para sair correndo mais rápido, olharem onde vão saltar, e muitas outras atitudes que colocam em risco a integridade dos outros alunos que estão em volta.
Espero que nunca tenha que acontecer nenhum acidente com qualquer um de vocês para todos aprenderem tarde demais a ouvir sobre as regras de segurança em treino e postura correta de se executar qualquer movimento.
Aqui vai então uma das provas classificatórias para o OCT de 2014. Bom treino.
WOD
Mobility Wod: Ombro/Tornozelo
AMRAP 20min.
10 Pull Ups
20 Pistols (10 em cada perna)
30 Sit Up
40 Double Unders (3x Skip)