E não, não é uma bronca, é realmente apenas uma dica (ou novidade para alguns) sobre alguns pontos que costumamos repetir nos treinos e falar por aí, sobre como funciona a nossa mente e como ela reage aos treinos quando saímos da nossa zona de conforto. Tenho certeza que praticamente todo mundo vai se enxergar nas linhas abaixo.
Enfim, imagine que você está no meio da “Helen”. Acabando a 2a série de KB Swing e as Barras estão esperando por você. O que você faz?
Coloca o Kettlebell no chão, pega um gole de água, limpa o suor do rosto, passa mais magnésio na mão e daí pula na barra?
Ou você larga o KB e se joga na barra sabendo que falta apenas uma série para acabar e daí pode dar uma descansada. Última corrida, últimos “swings” e últimas barras. Esquece o gosto do magnésio na língua; dessa vez você vai é conseguir bater o seu melhor tempo de Helen até hoje.
Em muitos WODs tomar um gole de água uma vez ou outra é totalmente apropriado. Como num Murph”, numa “Angie” ou mesmo na “Barbara” (nos minutos de descanso, óbvio), ou em qualquer outro WOD que vá durar no mínimo uns 20 minutos. Esses WODs são criados para serem feitos a uma intensidade média para média-alta e levam um bom tempo para serem finalizados; eles precisam ser gerenciados na velocidade de execução e permitem uma parada para água ou para respirar de vez em quando.
Já WODs como “Fran”, “Annie” e outros são feitos para serem executados em alta-intensidade o tempo todo, e levam muito pouco tempo para acabar. Eu me sinto muito seguro em dizer que você não vai desidratar durante esses 5 ou 10 minutos que leva para completar algum desses “couplets” (WODs com 2 exercícios). Normalmente, contudo, nós podemos ver alguns alunos parando no meio de um desses WODs para pegar um gole de água ou apenas para apoiar as mãos no quadril e descansar. Claro que algumas vezes isso é necessário.
Você está doente, grávida, machucado ou algo do gênero? Então claro que você ir mais devagar mesmo em WODs curtos. Mas se não está, então seja honesto com você mesmo sobre porque você está indo pegar a garrafa de água de novo, ou parando para secar as mãos pela 4a vez numa série de apenas 12 barras. Provavelmente não é sede, apenas a sensação de desconforto te atrapalhando.
Deixa eu explicar melhor… não estou dizendo para não se manter hidratado e estar quase vomitando, mas se você tem essa sensação, tente o seguinte truque. ANTES de começar o WOD, beba um copo de água e daí coloque sua garrafinha ou copo longe do seu alcance. No meio do WOD quando você começar a pensar o quão gostoso ia ser a sensação de um pouco de H2O na sua língua, use isso para te motivar a acabar mais rápido ainda e daí sair correndo para sua fonte de vida (peraí, agora você consegue ficar ereto e respirar direito indo buscar sua água? Hmmm, estranho, né?). Ok, termine o WOD e a água é toda sua.
Seja esperto ao treinar, mas treine com vontade. Lembre-se que intensidade é o que tráz resultados. Aumente a sua tolerância ao desconforto. Tente ficar mais habituado com “se sentir desconfortável”.
Como você descreveria o seu nível atual de tolerância ao desconforto? Existem tipos de WODs ou exercícios específicos em que você sempre tem que dar umas paradinhas? Comente qual é o seu.
E depois comece justamente a encarar esses como suas “fraquezas”, e TODO DIA ao vir treinar invista um pouco do seu tempo antes ou depois do treino para começar a perder o medo de tais assombrações e eu te garanto que em muito pouco tempo você vai começar a ver muito mais resultado não apenas durante sua estadia no BOX, mas também vai se sentir muito melhor no seu dia-a-dia.
Bom treino, e sem água durante o WOD, hein.
Metcon (3 Rounds)
3 Rounds
Row 1000m
Rest 3 min em cada rounds
Metcon (Time)
– Rest –
12 Minutes
Em 30 seg.
5 Deadlifts (PC)
Nos próximo 30 seg.
5 HSPU (avançados) ou 5 DB Push Press 45/25lbs (iniciante)
Obs: Se não conseguir fazer dentro dos 30 seg. transforme em AMRAP, máximo de rounds possivel nesse tempo.