Muito bem galera, antes que comece o “Open” ou que tenhamos qualquer outro tipo de competição para medirmos o nosso condicionamento físico, vamos primeiro colocar alguns pontos nos “is” e explicar o que realmente importa para nós aqui dentro da CrossFit Ribeirão.
Equilíbrio. Pronto, está tudo resumido nessa palavra. O que nós queremos de vocês, alunos, é que tenham uma vida equilibrada, e para isso buscamos aqui dentro o melhor condicionamento físico possível equilibrando as capacidades físicas do ser humano através do treinamento. Sem exageros para um lado ou para o outro, sem querer que você levante 200kg de Terra mas que para chegar aí não seja capaz de correr nem uns 5km sem desmaiar no final. Não queremos o oposto também, que você faça uma meia-maratona e não seja capaz de agachar até embaixo com pelo menos o peso corporal umas 10 vezes.
E através desse nosso treino de condicionamento físico queremos que você tenha sempre a melhor saúde possível, porém alcançar essa saúde plena, um equilíbrio de vida aceitável e regulado vem apenas através de mais fatores.
A nossa vida (entenda saúde) quando falamos em um sentido fisiológico, o funcionamento equilibrado do corpo, é sustentada basicamente por um tripé de relação direta do equilíbrio entre “Atividade Física”, “Descanso” e “Alimentação”, onde cada um desses fatores têm que estar equilibrados independentemente para depois agirem bem em conjunto.
Então “Atividade Física” seria a quantidade de estímulos, padrão e tipos de movimentos que você pratica regularmente para estar sempre preparado para as necessidades cotidianas. Quanto mais equilibrado e mais apto a diversas atividades físicas, menos surpresas ou decepções você vai ter quando tiver que fazer algum movimento novo, tipo carregar uma caixa, pular um muro, correr da chuva, trocar o pneu do carro e sei lá o que mais.
“Descanso” é a recuperação desse estímulo de treino (ou atividade física cotidiana) e o preparo para o próximo dia. É onde o nosso sistema locomotor se recupera de micro lesões e o sistema neural começa a se reorganizar para padronizar uma aprendizagem nova. Vários pesquisadores já demonstraram que o descanso é tão importante quanto o treino, tanto em sua quantidade quanto em qualidade, e que o excesso é tão maléfico quanto a falta. Têm linhas de pesquisa que demonstram que um simples “led” de televisão dentro do quarto escuro já influencia negativamente a qualidade do seu sono. É mole?
E bom, uma das coisas mais sabidas para quem treina é que a “Alimentação” é muito importante importante para se emagrecer, ou para ficar mais forte, ou para crescer, e sei lá mais o quê. Mas será que essas pessoas nunca pensaram que a alimentação também deve ser equilibrada SEMPRE, e não baseada em dietas extremas? Afinal, dieta seria que nem o exemplo que eu dei sobre se fazer uma atividade no seu limite porém uma outra ser depreciada por causa disso.
E sim, nesse pensamento então a nutrição tem que ser balanceada para nos permitir não apenas treinar direito, mas também nos recuperarmos direito, e com uma boa recuperação se treina melhor, e se treinando melhor seu corpo acaba pedindo uma alimentação melhor e uma recuperação maior. Pronto, daí entramos no ciclo mais importante de todos, que é aquele tal de tripé que comentei no começo dessa conversa.
Imagine um banquinho apoiado nesse tripé, agora pense em serrar um pouco de uma das bases… o que acontece? O seu banco fica inclinado de tal maneira que sentar nele vira algo totalmente inviável, a não ser que você corte os outros pés igualmente.
Muito bem, esse banco se chama então “Saúde”, e você é o responsável por ele. Quer vir aqui treinar e ainda sair na balada desde 5a feira? Então não espere tantos resultados de seus WODs na 2a e 3a. Passou a noite em claro porque teve que trampar de madrugada de emergência e só conseguiu comer hamburguer do Mac Donald’s para parar a fome?
É melhor nem aparecer então, porque senão é mais provável que você vai é se machucar no meio do treino.
E se treinar faz mais mal do que bem, então está na hora de você reavaliar a sua vida. Cabe a você tomar uma atitude para colocar mais madeira embaixo desses três pés por igual, para dessa maneira elevar a sua “saúde” um pouco mais.
SKILL - Power Clean
EMOMx6: 5 Power Cleans 35/60kg + 5 Lateral Barbell Burpees