segunda-feira, 16 de maio de 2016

WOD CFRP 17/05 Terça feira

Postado por Coach Gabriel Cassaroti.

Kettlebell Swing Debate!



Swing Russo
O Swing Russo começa com o kettlebell logo abaixo da virilha (acima dos joelhos) até o nível do peito - um ângulo de aproximadamente 90 graus em relação ao torso. O movimento é curto, rápido e compacto. O poder do swing é gerado a partir dos quadris, enquanto a coluna vertebral é mantida perfeitamente estável e neutra. No ápice do swing, o "sino" está na altura do peito e os glúteos do atleta são contraídos executando a extensão do quadril, o abdômen permanece bastante sólido.

Swing Americano
O Swing Americano deve ser diferente do tradicional Swing Russo apenas na posição final. A mecânica do swing propriamente dito deve ser idêntico - o "sino" deve passar logo abaixo da virilha, não deve haver mais de 20 graus de flexão do joelho, o quadril deve gerar potência, os glúteos devem ser contraídos e o abdômen deve ser sólido como uma pedra. A diferença é simplesmente que o atleta vai permitir que a força produzida sobre o kettlebell  irá percorrer um caminho de modo que a base do kettlebell esteja diretamente sobre as orelhas, ombros, quadris e tornozelos. Detalhe, os atletas não devem aumentar a amplitude de flexão de joelho (transformando o movimento em um agachamento), nem devem levantar o kettlebell com seus deltóides para finalizar o movimento. A força ainda é gerado exclusivamente pelo quadril, e se a força ideal é produzida pelo quadril, o atleta provavelmente terá que desacelerar o kettlebell na medida que se aproxima do seu ápice.

O Swing Russo deve vir primeiro.
A primeira coisa a entender é que o Swing Russo deve ser o movimento básico, o Swing Americano é uma progressão, desde a fundamentação do Swing Russo. Se você não pode executar bem Swings Russos, você não terá um bom desempenho nos Swings Americanos. A tentativa de passar direto para os Swings Americanos sem uma sólida compreensão do Swing Russo, muitas vezes cria maus hábitos, como de agachar durante o movimento ou puxando pra cima o kettlebell com os ombros.

Para elucidar melhor, vamos colocar 3 pontos essenciais em que o atleta deve aperfeiçoar antes de passar do Russo pro Americano.

1º Mobilidade torácica para alcançar a posição final sem extrapolar na coluna lombar;
2º Estabilidade e coordenação da linha média para atingir a posição final, sem uso abusivo da coluna lombar;
3º Disciplina para alcançar a posição final sem extrapolar na coluna lombar.

Não é preciso muito para um treinador experiente determinar se um atleta satisfaz os dois primeiros requisitos. A terceira pergunta será respondida uma vez que o atleta é desafiado a manter uma mecânica consistente, apesar da falta de ar e lutando contra a fadiga muscular. Isto é apenas uma ferramenta rápida para ajudá-lo a determinar se a sobrecarga do  American Swing é correta para você.

UNIDADE 1

Skill: Kettlebell

UNIDADE 2

Strength: Back Squat

Performance
2 x 3 Reps @50%
1 x 3 Reps @60%
1 x 2 Reps @70%
1 x 1 Rep @85%
1 x 1 Rep @90%

Fitness
2 x 10 Reps
2 x 8 Reps
1 x 6 Reps

Wod: Performance

Teams of 3

150 Wall Ball #20lbs/14lbs
75 Clean & Jerk #135lbs/95lbs
15 Rope Climb
*Restante do tempo Amrap Bar Muscle Up
Time Cap 16'

Wod: Fitness

With a Partner

50m KB Farmer Carry (Atleta A) #24kg/16kg
50 Knees to Elbows (Um dos atletas deve permanecer em Bar Hang)
50m KB Farmer Carry (Atleta B)
50 Deadlift (Um dos atletas deve permanecer em plank) #155lbs/95lbs
50m KB Farmer Carry (Atleta A)
50 cal Row
50m KB Farmer Carry (Atleta B)
50 Burpees Over The Bar
Time Cap 16'



Nenhum comentário:

Postar um comentário