terça-feira, 26 de abril de 2016

WOD CFRP 27/04 quarta-feira

Postado por Coach Armando 

Bom dia galera!!


        EVOLUÇÃO CONSTANTE

Assim como provavelmente deve acontecer com a evolução humana nos milhares de ano em que estamos habitando esse planeta, a nossa evolução nos treinos também segue uma constante progressiva, sempre em prol da melhora do indivíduo (no caso, cada um de nós).

Porém essa evolução linear não segue nem um padrão constante (sempre reto e na mesma velocidade) e muito menos em apenas uma característica (em apenas um fator), e isso porque os indivíduos biológicos, qualquer que seja o animal, não é simples, possui várias estruturas complexas interagindo entre elas, para assim controlar o corpo como um todo.

Isso vai desde fatores físicos até psicológicos, passando ainda pelo sistema neurológico e outras complexidades que quando estimulados se condicionam a esse estímulo e dessa maneira evoluem através dessa adaptação.

Obviamente que quanto mais “cru” é o sistema, sem ter tido muitas influências do ambiente, mais rápido se consegue evoluir aos estímulos mais simples possíveis. Isso por exemplo é o que acontece com bebês, que aprendem uma quantidade enorme de coisas em apenas poucos anos.

Melhor ainda, pense que somos um pote de vidro, tipo uma garrafinha de “shake”, e daí precisamos preencher essa garrafa com pedras… primeiro começamos com as pedras grandes, que seriam como os movimentos, posturas e estímulos que mais usamos durante os anos de vida.

Daí, quando achamos que já enchemos o pote e não podemos colocar mais nenhuma dessas pedras dentro, vem alguém com uma chave de fenda e começa a quebrar essas pedras em pedaços menores para liberar mais espaço para novas pedras. Isso seria quando vocês começam a treinar; daí começamos a tirar os vícios posturais, equilibramos sua musculatura, melhoramos o seu condicionamento físico e de quebra ainda aprendem movimentos novos que achavam que nunca iam aprender depois de “velhos”.

Daí já começa a encher o pote novamente com pedras já quebradas em pedaços menores, ou seja, quando achamos que não podemos aprender mais nada de novo, vem alguém com pedrinhas ainda menores e vai preenchendo os buracos que sobraram no pote, o que na nossa realidade seria ensinar movimentos novos ainda mais avançados, mais complexos.

Por fim, quando finalmente não cabe mais pedras dentro do pote pois não tem mais como quebrá-las com as porradas da chave de fenda e você acha que já tá na hora de colocar a tampa, vem alguém com um saco de areia e consegue preencher cada espacinho que sobrou. E ainda vai batendo no fundo do pote para a areia assentar melhor e assim entrar mais um pouquinho por vez.

Assim é a nossa aprendizagem e evolução no treinamento, mesmo com o pote parecendo cheio, sempre dá para evoluir um pouco mais, aprimorar um movimento já aprendido, dominar melhor uma técnica, ficar um pouco mais condicionado… porém esses passos são mais lentos, menores e requerem mais determinação e paciência. Pedras menores, areias mais finas, diferentes técnicas, nutrição, descanso, etc… a evolução não pára nunca.

A boa notícia é que esse nosso pote pessoal é enorme, parece aliás que cresce a cada dia, e mesmo depois de muitos anos treinando você ainda consegue achar novos espaços para ir colocando mais areia.


Procure então entender o que está faltando aprimorar no seu treino, aonde você pode melhorar, dê mais atenção ao seu corpo ao invés de apenas trazê-lo para treinar, e tenho certeza que você vai achar os seus grãos de areia mais rápido do que imagina.

Bom treino, e não se esqueça de separar bastante areia.



TÉCNICA


Front squat


FITNESS

5×4 a 6reps *sair do chão e aumentar o peso gradativamente

Pausa 1’30”

 

PERFORMANCE

5x3reps @90-95% do PR de Clean (saindo do chão)

Pausa 2′


WOD 


FITNESS

3 séries por tempo

400m de corrida

15 KBS 16/12kg

12 Abd.canivete

9 Target burpees


PERFORMANCE

3 séries por tempo

400m de corrida

15 KBS 24/16kg

12 T2B

9 Target burpee

Um comentário: