terça-feira, 22 de março de 2016

WOD CFRP 23/03 Quarta-feira

Postado por Coach Matheus Frugeri





Vamos lá então, hoje vou mais citar fontes do que explicar muito, já que nutrição está longe de ser uma de minhas poucas especialidades. O que quero é apenas despertar a curiosidade de alguns para a Zone Diet, que é o tipo de alimentação (não dieta) seguido pela grande maioria dos melhores CrossFiteiros do mundo.
A base da Zone Diet é manter a regulação dos níveis de insulina durante o dia, evitando picos ocasionais. Ela é baseada no equilíbrio da quantidade ingerida dos 3 macronutrientes (Proteína, Carboidrato e Gordura), além da qualidade do tipo de cada alimento contendo esses nutrientes.
Criada pelo Dr. Barry Sears ela preconiza que devemos ingerir em nossas refeições a seguinte quantidade calórica: 40% Carbo, 30% Gordura e 30% Proteína; e que se você seguir essa distribuição com alimentos de qualidade, os micronutrientes (Vitaminas, Sais e Minerais) já serão também suficientes durante a ingestão.
Mas quanto ingerir disso tudo? Bem, ele definiu algo chamado de “Blocos” de alimentos, que é a unidade básica a ser seguida pela Zone Diet e que possui a seguinte quantidade de peso em cada nutriente: 9g Carbo, 7g Proteína e 1,5g Gordura.
É aí que vem a parte chata de seguir essa alimentação, no começo você precisa pesar todos os alimentos que consome para saber quantos “blocos” possui cada porção no seu prato… mas tudo bem, na prática isso leva uns 15 dias apenas, porque daí você se acostuma a apenas bater o olho e ter uma boa idéia de quantos blocos você está se servindo.
Para saber quantos blocos ingerir durante o dia, de acordo com o seu tamanho e quantidade de atividade física, ou mesmo obter mais informações sobre isso tudo, acho que a melhor fonte (sim, esta em inglês) é o site do Robb Wolf, uma das melhores fontes de informação sem muita enrolação sobre o assunto.
Para mim existem alguns problemas nessa brincadeira toda, uma é que as tabelas de conversão de peso/bloco que já existem não levam em consideração algumas comidas típicas que não sejam as tradicionais norte-americanas e nem a combinação de alimentos (como por exemplo a rica combinação de proteínas que é o nosso arroz com feijão).
Deixo aqui também o link para o artigo da CrossFit sobre a Zone Diet onde é explicado em poucas palavras como fazer na prática para começar a seguir isso tudo.
Ufa, espero ter ajudado um pouco. Qualquer dúvida NÃO me perguntem. hehehe brincadeira, no máximo eu vou dizer a verdade “desculpe, não sei responder”.


Skill: Rope Climb

WOD:

Performance

15 Rounds for Time:

5 Wall Ball 20/14 lbs
3 Power Clean 135/95 lbs
1 Rope Climb


Fitness

10 Rounds for Time:

5 Wall Ball 16/10 lbs
3 Power Clean 95/65 lbs
5 Pull up



Nenhum comentário:

Postar um comentário