quarta-feira, 25 de novembro de 2015

WOD CFRP 26/11/15 QUINTA-FEIRA

Postado por Arthur Zecchin

Boa noite pessoal, vamos hoje adiantar um tema que venho falando muito para os alunos que encontro e tenho mais contato no dia-a-dia: a utilização dos princípios do treinamento no Crossfit.
Existem atualmente 7 principios do treinamento, que de forma geral sempre foram utilizados em qualquer esporte (faz parte da rotina de treino de qualquer atleta de alto nível). Os principios são: Individualidade biológica, adaptação, especificidade, sobrecarga, manutenção, variabilidade e continuidade e reversibilidade.
Todos são de extrema importância para que o atleta (seja amador ou profissional) tenha grande êxito no esporte, mas no Crossfit eu vejo dia após dia pessoas deixando de respeitar alguns destes princípios básicos, e o resultado sempre aparece cedo ou tarde, de varias formas (lesão, fadiga em excesso, estresse emocional, etc).  Pensem um pouco nos principios da “adaptação”, “sobrecarga” e “manutenção”, vocês já pensaram que o corpo precisa de um tempo para adaptar a um certo estímulo? E se este tempo não for respeitado o desempenho poderá cair, além de aumentar os riscos de uma lesão mais séria? O mesmo se diz sobre o princípio da sobrecarga, nós coachs temos olhos nas costas e sempre estamos falando para não exagerarem na sobrecarga, nós vemos tudo (quase tudo rsrsrs) e sempre estamos recomendando cargas para cada indivíduo (respeitando o individual biológico). Se a mente não respeitar o corpo, o corpo não respeitará a mente (simplificando, se vocês não tomarem cuidado com a sobrecarga sobre o corpo, a lesão poderá aparecer mais rápido do que se imagina). O mais importante ao ponto de vista que muitos não utilizam, é a manutenção. A manutenção se diz a respeito do quanto de estímulo foi dado (treino) para o tanto de descanso preciso, o descanso não quer dizer ficar parado em casa vendo televisão (mesmo que as vezes seja necessário), mas alternar dias de treino mais leve (em intensidade, o peso da barra, a velocidade de realização do Wod, entre outros) e dias de treino mais pesado. Este segue um principio de treinamento ondulatório, que é o que realmente funciona para qualquer atleta chegar no ápice. Se você estiver um pouco perdido sobre como administrar os treinos na sua semana e nos seus meses, venha conversar com um de nós (coaches). É muito bom para nós ver vocês focados e treinando certinho, sem riscos adcionais.
Por hora... Let’s Training!!


Quem não se lembra da Annie que sofreu com a sobrecarga nos Games deste ano?? Será que ela respeitou os princípios nas semanas que anteciparam o torneio???

WOD

(1)

Strength
 Closed Bench Press
5 – 5 – 5 - 5 @ 75%

(2)

"Fight Gone Bad!"*
Three rounds of:
Wall-ball, 20/16- 16/10 pound ball (Reps)
Sumo deadlift high-pull, 75/55- 55/45 pounds (Reps)
Box Jump, 60/50- 40/30cm box (Reps)
Push-press, 75/55- 55/45 pounds (Reps)
Row (Calories)
rest 1’

*Cada atleta deve tentar realizar o máximo de repetições para cada movimento, num período de 1' para cada movimento. Será considerada a soma de cada série inteira concluída. Deve-se levar em consideração na parte final somente a pior serie, isto é... o pior resultado para anotar na lousa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário