Boa tarde familia Crossfit RP.
Hoje, domingo, é dia de relaxar e repor a energia perdida pela semana com nossas atividades rotineiras. Lembro-me há um tempo atrás, num domingo qualquer, quando comecei a estudar o Crossfit (pois queria saber o que exatamente o Crossfit poderia mudar na minha vida, naquele tempo eu era somente um praticante), e entre várias procuras encontrei a chave para minha resposta; descobri que com o Crossfit eu poderia me tornar mais apto que qualquer pessoa, pois eu havia encontrado um esporte (sim o Crossfit além de marca é um ESPORTE) que poderia explorar ao máximo toda minha capacidade física, sem deixar nenhuma delas para trás.
O achado foi um estudo feito na Universidade de Pepperdine (2012), que pagou uma atleta (Julie Foucher) para ficar confinada dentro da Universidade, em uma sala de Fisiologia, onde a ela (naquele momento a terceira melhor atleta do mundo da modalidade) foi explorada pelos médicos fisiologistas de tudo que era forma, visando o desempenho humano com a parte metabólica; a análise teve um impacto tão grande que após os resultados divulgados através de um artigo científico nos EUA, os atletas de Crossfit mudaram em parte a alimentação, o treinamento e a forma de entender os WODs.
O estudo demonstrou de forma resumida o seguinte:
-Durante um WOD a frequência cardíaca da atleta tinha uma média de 190 batimentos por minuto (zona anaeróbia, onde não se faz o uso de oxigênio muscular em grande escala).
-O VO2 (capacidade de oxigênio que nosso organismo pode produzir para uma atividade específica, quanto maior o VO2 melhor) desta atleta se mostrou fora do padrão, na teoria ela estaria trabalhando somente anaeróbio pelo alto esforço, mas parece que o corpo dela sofreu uma adaptação muito rara, onde estímulos altíssimos eram percebidos como "leve" pelo corpo.
-Durante o período de recuperação a pessoa tem uma troca energética, 90% da energia sendo usada no período de recuperação é proveniente do metabolismo de gordura (famoso EPOC), quando você treina dessa forma, dia após dia, durante a recuperação enquanto o seu metabolismo ainda está elevado, você tem uma taxa altíssima do uso de gordura. Quando você produz esses altos níveis de oxigênio, o seu metabolismo se mantêm elevado por muito mais tempo.
A professora Perkins disse após esta análise: "Esses atletas (Crossfiters) estão se exercitando em capacidade máxima, acima da taxa estimada. Isso significa também que o nível de condicionamento físico desses atletas está muito acima do estimado, baseado no sexo e idade dos mesmos".
O que podemos esperar do Crossfit então?????
“CrossFit não é um desses programas que aparecem do dia para noite e que não estarão mais por aqui em alguns anos. O CrossFit é um programa de treinamento que veio para ficar, porque funciona. Pessoas treinam, pessoas obtêm resultados. Alguns praticantes de CrossFit conseguiram parar o uso de medicamentos para diabetes, depois do início da prática do esporte e mudanças na alimentação.“
Não é a toa que sempre falamos nós somos MAQUINAS preparadas para qualquer situação que possa aparecer em nossas vidas.
Vamos lá!
WOD
(1)
Skill
HSPU (Kipping)
(2)
EMOM 6'
Fitness -
1'- 2 wall climb + 7 pushups (feet high)
Performance
1'- 6-10 HSPU or 5 deficit HSPU
(3)
Performance
Amrap 15'
- 6 inverted burpees
- 12 T2B
-24 Box jump (60/50cm)
-25 m Sled pull (30/10kg)
Fitness
Amrap 6'
-3 inverted burpees
-12 knee high
-15 box jump (40/30cm)
-25 mts sprint with slam ball (20/12 lbs)
Rest 3'
Amrap 6'
- 3 burpees
-12 V-up
-15 box jump over (40/30cm)
-25 mts sprint (20/12 lbs)

Nenhum comentário:
Postar um comentário