Postado por Coach Armando.
Ou melhor, o título deveria ser “o que diabos quer dizer CrossFit?“.
E a explicação de hoje é mais a título de curiosidade para a maioria de vocês que apenas treina em uma CrossFit e está mais preocupado com a sua saúde do que com ganhar dinheiro com esse novo mundo que você provavelmente está começando a gostar de frequentar.
CrossFit não é um esporte. CrossFit não é uma competição. CrossFit não é uma tribo. CrossFit não é uma comunidade. CrossFit não é um programa de treinamento. CrossFit não é treino funcional.
Bom, pelo menos não é nada disso aí no sentido puro e teórico do termo “CrossFit”, isso porque“CrossFit” É UMA MARCA REGISTRADA INTERNACIONALMENTE; a CrossFit Incorporation é uma empresa americana que através de cursos de treinamento passa bases e princípios sobre sua metodologia de trabalho e descrição mensurável do que é Condicionamento Físico, de acordo com o seu fundador Greg Glassman.
O objetivo inicial da CrossFit é passar para as pessoas o conhecimento para se alcançar uma melhor qualidade de vida através de treinamento físico e alimentação de acordo com o seu entendimento de saúde e que isso tem que ser amplo e inclusivo, ou seja, ser acessível e adaptável a qualquer tipo de pessoa, independente de idade, sexo, condição prévia, limitações físicas ou patologias.
Obviamente que a marca cresceu muito nos último anos e desenvolveu outros “produtos” além do seu “regime de treino”, como por exemplo diferentes tipos de cursos especializados sobre treinamento físico e qualidade de vida, um jornal online com artigos informais e publicações científicas além é claro do seu produto de maior audiência mundial que é uma competição de Condicionamento Físico, o CrossFit Games.
A CrossFit acabou desenvolvendo uma “Comunidade” internacional espontânea, formada pelos afixionados por esse novo estilo de vida, que adoram treinar juntos e trocar experiências. Comunidade essa que acabou também gerando o interesse de várias pessoas e empresas para se aproveitarem desse novo nicho de mercado e poderem ganhar dinheiro com isso.
Porém, com o crescimento desenfreado dos últimos anos veio também uma leva de novos “CrossFiteiros” apaixonados que acabam não conhecendo tanto sobre algumas dessas informações que estão acima e com isso acabam usando a marca “CrossFit” de maneira errada e ilegal. Mesmo que sem intenção.
Para que isso não aconteça tão regularmente, aqui vão alguns pontos importantes sobre as consequências diretas das leis de marcas e patentes em que a CrossFit se insere que todo mundo deveria saber para todos nós nos protegermos de possíveis problemas legais ou morais mesmo.
APENAS UM GINÁSIO OFICIAL e em dia com o pagamento de sua afiliação pode usar a marca CrossFit ou qualquer termo similiar (Cross Fit, Cross-Fit, crossfit) para fazer divulgação ou propaganda de seu trabalho, e isso APENAS acompanhado de seu “sobrenome” liberado pela CrossFit Incorporation.
Por exemplo, ninguém pode divulgar que “dá treino de CrossFit”, pois isso não existe, é o local ou pessoa chamado CrossFit “Qualquer Coisa” que disponibiliza treinos com a abordagem e métodos aprendidos através dos cursos da CrossFit (assim se espera pelo menos).
Cada ginásio oficial de CrossFit tem alguns deveres e obrigações de como usar essa marca, e direitos legais também, já que o proprietário está pagando pelo uso da sua marca e somente esse ginásio pode comercializar o seu nome, com várias regras de uso, aliás. Então, APENAS esse ginásio pode usar o seu nome comercial, POIS É UMA EMPRESA.
A venda de produtos “DE” CrossFit, ou “PARA” CrossFit é totalmente errada e ilegal, pois NINGUÉM pode usar a marca CrossFit a não ser a própria CrossFit Incorporation. Agora, um ginásio de CrossFit pode sim ser patrocinado ou apoiado por alguma marca, como por exemplo, “Munhequeiras Pulso-Forte, a oficial da CrossFit Sei-Lá-o-Quê”. Isso é claro com o consentimento e acordo prévio de tal ginásio.
A mesma regra vale para sites e mídias sociais, onde também é proibido se usar o termo “CrossFit” sem alguma liberação prévia. Então um site como “www.amigosdacrossfit.com.br” é totalmente ilegal e está sujeito a ações jurídicas acionadas pela CrossFit Inc., por mais que eles estejam apenas querendo juntar pessoas para falar de CrossFit enquanto bebem cerveja em cima do teclado. Sei lá.
Dito isso tudo então espero que as pessoas comecem a entender melhor esse mundo da CrossFit, ondemesmo existindo a Comunidade, existem também regras que a definem legalmente.
Seja bem vindo, mas saiba que aqui não é a “casa da mãe Joana”.
Bom treino a todos.
SKILL - Muscle up
Scale
4×5 entrada na argola baixa
4×5 Ring dips
RX
5 séries
2 a 5 Muscle up
Pausa 90″
WOD
AMRAP x 12min. of:
2 a 4 Muscle Up
8 HSPU
16 KTB Swing 24/16kg

Nenhum comentário:
Postar um comentário