E não faço isso porque sou mal-educado e grosso (não que eu não seja), mas essa pergunta é justamente para tentar fazer duas coisas acontecerem, a primeira é despertar em vocês um senso de auto-avaliação, em que vocês conheçam os seus limites e suas cargas de treino e o segundo motivo é para ver se desperto em vocês um senso crítico, que me pergunte de volta “boa pergunta, então para que diabos servem as cargas oficiais?”.
Engraçado, não lembro de nesses últimos 2 anos eu ter ouvido alguém vir me perguntar “de onde tiram essas cargas dos WODs?”, e acho que essa deveria ser a primeira pergunta que alguém deveria ter ao já se sentir como um CrossFiteiro de nível médio, que já não seja mais um novato de treino, não necessariamente um atleta de alto nível ou com resultados invejosos.
As cargas dos WODs são baseadas obviamente no objetivo primário do treino, em relação ao tipo de estímulo a ser dado para os alunos e por quanto tempo nós treinadores queremos que esse estímulo seja mantido, ou seja, temos (deveríamos ter) idéia de quanto tempo queremos que determinado WOD dure ou mesmo de quantas repetições gostaríamos que fossem feitas, e em geral isso segue uma regra muuuuuito simples, que para se manter a intensidade desejada em um treino, cada pessoa não deveria ficar parada por muito tempo, e isso quer dizer não existirem pausas dentro do WOD que cheguem muito próximas a 20 segundos (a não ser em treinos intervalados).
Sendo assim, na hora de se prescrever um treino para grupo tão heterogêneos quanto o que temos aqui na CrossFit Ribeirão(e creio que em 99% das CrossFit do mundo), acabamos tendo que colocar a “carga oficial” que se adapte/adeque à grande maioria dos alunos regulares não-novatos que permita que eles se mantenham sempre em movimento durante todo aquele tempo desejado. Alguns mais rápidos, outros com menos descanso, e assim vai.
Então, baseado nisso, TODO mundo deveria adaptar cada treino de acordo com o objetivo específico daquele dia, e para isso aliás que serve vocês colocarem os resultados no quadro(a partir de amanhã TODOS estão obrigados a colocar os nomes e resultados do Wod na lousa) durante o dia todo, pois dessa maneira vocês ajudam as pessoas das aulas seguintes a terem uma idéia melhor do que fazer para terem o melhor retorno possível daquele treino. É, aqueles números não servem apenas para vocês ficarem brincando de competir uns com os outros. Apesar que isso é legal também, pois estimula vocês a irem com mais vontade, mas essa é uma conversa para outro dia.
Então por exemplo, principalmente se não é um “Benchmark” internacional para você se comparar a uma média populacional maior, até mesmo colocar mais carga em um “peso oficial” em alguns casos é bem vindo, e isso também é uma adaptação do treino, para ele se encaixar melhor na realidade de cada um.
E porque toquei nesse assunto? , porque irão retomar os nomes e os scores na lousa, mas PELAMORDEDEUS não fiquem noiados em querer fazer a carga oficial só para dizer que não adaptaram, muito pelo contrário, é muito mais interessante vermos alguém fazendo uma Fran para baixo de 5 minutos apenas com a barra sem carga extra e usando um elástico pequeno para ajudar nas Barras, do que ver esse mesmo indivíduo terminando em 10 minutos e sair todo feliz dizendo que finalmente fez a Fran oficial.
Na boa galera, eu sei como é o orgulho de se fazer algo oficial, mais essas porcarias de mídias sociais transformaram as pessoas em zumbis que não pensam e ajudam uns aos outros na sua fome eterna de engordar o seu Ego. Não é bonito elogiar uma pessoa que fez “finalmente” uma Fran oficial, se é que isso levou mais do que 10 minutos. Parabéns que você já consegue fazer uma barra e um Thruster com 42kg, mas se manter fazendo repetições de PRs(1RM) de movimentos a cada 30 segundos durante 10 minutos é pura estupidez. Não ajuda em quase nada a você em melhorar o seu Condicionamento Físico, e para quem não percebeu ainda, é isso que vendemos.
Antes de começar cada treino pergunte então para o treinador “quanto tempo mais ou menos é para durar esse WOD?”, e se você perceber que está muito fora da média daquele dia, então preste mais atenção em seus treinos e aprenda a conhecer melhor o seu corpo, pois não somos máquinas para existirem números perfeitos e exatos para todas as suas perguntas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário