Na semana passada (01/08) fizemos o treino de hoje com o Arremesso (Clean & Jerk), então ontem foi a vez de fazer o Arranco (Snatch).
É muito legal quebrar em algumas partes alguns movimentos muito complexos, afinal isso nos faz perceber o quão simples eles deveriam ser, já que não são nada mais do que a união de algumas coisas simples, como por exemplo fazer um Terra, acelerar a trajetória vertical (impulsão) e daí agachar por baixo da barra.
Pronto, tá aí, o Levantamento de Peso resumido em 3 dicas. E olha que daria para fazer em apenas 2, hein, salta e agacha! Agora, como todo mundo já percebeu a coisa não é tão simples assim na hora de fazer. Mas porquê?
Bem, basicamente porque mexer com muitos músculos ao mesmo tempo e gerando a maior potência possível enquanto se estabiliza a postura e não se usa inutilmente alguns outros músculos é algo que exige muuuuito do nosso sistema neural, ou seja, do controle fino de cada parte do nosso corpo interagindo uma com a outra.
Mas e daí? Bom, para começar que essa tal demanda neural (gasto neurológico) alta é o que nos faz ter mais resultado do que movimentos simples como aquelas coisas tradicionais de musculação, e ainda porque movimentos complexos (com coordenação e interação de várias partes do corpo ao mesmo tempo) fazem parte de nossa vida. Ou você acha que vai conseguir andar na rua usando apenas o reto femural (sem piadinhas, hein), ou colocar uma mala no armário apenas com o deltóide anterior?
Enfim, o pior de tudo é que, se no cotidiano usamos o corpo dessa maneira, com demanda neural alta, porque então não conseguimos aprender a fazer um arranco decente?
Simples, porque atualmente o quanto você usa o corpo no seu dia-a-dia é insignificante perto do quanto você não o usa! Desde que crescemos e começamos a ser obrigados a sentar numa cadeira por mais e mais tempo, a nossa vida começa a ir pro buraco. Pelo menos no ponto de vista de repertório motor e independência. Estudar, jogar video-games, trabalhar sentado, dirigir, teclar (droga, olha onde eu tô agora), etc… só servem para nos deixar burros em relação à atividade física.
Não estou falando agora para todos pararmos com nossa vida intelectual e social, porém seria melhor se repensássemos o valor real das coisas e os pesos que têm para o futuro, daí já podemos começar a salvar algumas gerações futuras ao manter as crianças e adolescentes sempre em atividades.
Bom, enfim, deixa parar por aqui pois o assunto já está se alongando demais. O importante é que no final saibamos alguma coisa dos movimentos que fazemos aqui, e porque nos final eles geram mais resultados do que treinos mais tradicionais. Fora, é claro, que é muito mais divertido mover uma carga para cima da cabeça do que ficar fazendo rosca direta (sem piadas novamente sobre tal nome).
Imagina só se todo mundo de 60 anos tivesse essa agilidade
WOD
A. EMOM 10min.
1 Push Press + 1 Push Jerk
B. AMRAP 20min.
5 Burpees
5 Wall Ball 20/10lbs
5 Toes to Bar
200m Run
Nenhum comentário:
Postar um comentário