domingo, 3 de agosto de 2014

WOD CFRP 04/08




 E daí que a CrossFit diz que o seu treino é para melhor o condicionamento físico? Afinal, um monte de gente fala isso também.
 É exatamente aí que eu acho que a CrossFit começa bem, pois o criador da CrossFit, Greg Glassman, começou tudo à partir da premissa de o que é Condicionamento Físico e praticamente redifiniu esse conceito agregando valores de diversas áreas. Quem quiser pode clicar aqui para dar uma olhada no artigo original.
 Não vou agora ficar explicando com detalhes o ponto de vista da CrossFit, já que cada tópico poderia ser discutido em algumas publicações em separado e o objetivo de hoje é chegar em outro lugar. Mas o principal ponto de se explicar o que é Condicionamento Físico é chegar na sua consequência, no seu objetivo final a ser alcançado por cada pessoa, ou melhor, o porque de se ter um bom Condicionamento Físico.
 Basicamente ser condicionado é estar preparado para executar bem (não necessariamente excepcionalmente) qualquer tipo de tarefa do dia-a-dia, seja ela conseguir se levantar do chão, carregar/transportar um objeto, percorrer alguma distância com eficiência, transpor um obstáculo, trocar um pneu do carro e por aí vai uma lista infinita. Quanto mais preparado você estiver para o maior número possível de tarefas, melhor para sua vida diária e para a sua saúde, afinal, ela é consequência direta das suas capacidades e hábitos de vida (atividade física, alimentação e recuperação/descanso).
 Bom, e o que isso tem a ver com o Rich Froning? Simples, o CrossFit Games diz que premia as pessoas mais condicionadas do mundo, e para isso poderíamos entrar numa discussão enorme sobre como testar o condicionamento de alguém, porém, realmente, até hoje eu nunca vi uma complexidade e intensidade de tarefas tão grandes como a que existe nos CrossFit Games dadas em apenas 4 dias de testes.
ããã, são tarefas do dia-a-dia? Não, claro que não, mas eles são atletas, tarefas normais do dia-a-dia já não são um bom parâmetro para eles, por isso mesmo que o Games se utiliza dos esportes mais puros e básicos (Atletismo, Remo, Levantamento de Peso, Ginástica) para desafiar os movimentos e capacidades dos atletas. Voltando ao Rich Froning Jr., o cara ganhou 4 vezes seguidas esse campeonato, disputando contra tudo quanto é tipo de adversários, e quase em todas as vezes ele mostrou estar bem além dos outros seres humanos que o desafiaram.    Quase, porque nesse ano pelo jeito a coisa apertou, bom, quase.
 O Rich Froning só não não é pentacampeão porque da primeira vez (2010) ele não sabia a técnica de subir corda, e quase se matou caindo de 6m de altura na última prova, e daí não finalizou a prova. Porém mesmo assim até então ele estava tão na frente dos outros competidores que ainda pegou 2o lugar na competição.
 O que ele fez então? Treinou um pouco de corda e nos anos seguintes mostrou que aprender novas habilidades não é um problema para ele.
Da mesma maneira ele mostrou nos últimos anos que natação não era também uma das melhores coisas que ele fazia. E daí, foi lá, treinou e melhorou consistentemente a cada ano. Resultado, dessa vez ele chegou em 8o na prova em que tinha natação.
 E daí vem uma das maiores fraquezas do Froning, ele odeia corridas médias e longas! Mas fala sério, vocês realmente acham que ele não treina para isso a ponto de ter que começar a andar durante uma prova?
Se vocês repararem durante todos os dias de competição desse ano ele praticamente só usou um apetrecho a mais do que o tradicional óculos escuros e a bandana, que foi uma fita (“kinesio tape”) de recuperação em uma das panturrilhas. Sinal claro que ele provavelmente estava com algum tipo de lesão.
 Esse ano ele foi mal não apenas na prova de corrida longa, mas em todas as provas que tinham corrida, até mesmo nas médias e curtas distâncias (Sled Pull, Sprint Carry, Muscle-Up Biathlon), onde nos outros anos ele já tinha mostrado que ia muito bem, como na prova da Nasty Nancy, Zig-Zag Sprint e Helen.
Para mim ele estava claramente lesionado e não conseguia forçar a corrida, porque com um condicionamento físico desses, pelo menos trotar ele conseguiria.
 Difícil avaliar então se ele não era o cara mais condicionado do mundo, afinal a característica de corrida dele estava defasado, ele realmente não pareceu ser o cara mais equilibrado fisicamente em relação às suas outras capacidades. Mas, como nenhuma competição, ou nenhuma bateria de testes pode ser perfeito, o quanto ele é melhor no resto de todas as outras capacidades físicas em relação aos outros atletas acabou prevalecendo e jogando o seu resultado final no ponto que já sabemos. No 1o lugar do pódio.
 É, esse cara fez algo que eu imaginei há alguns anos atrás que nunca seria possível, alguém ter uma média de capacidades físicas muuuuuito maior do que o resto das pessoas. Se não fosse assim não teria como alguém ganhar 5 vezes (para mim essa é a verdade) um campeonato em que todo ano as tarefas mudam, que os testes não seguem um padrão e em que os atletas nem ficam sabendo de todas as provas com uma boa antecedência a ponto de se preparar exatamente para as suas fraquezas.
 Essa é a expressão mais simples de se estar preparado para o inesperado e o desconhecido. Assim como na nossa vida.
Bom treino a todos. E que os seus dias sejam muito mais fáceis depois de cada treino.

SKILL
Squat Snatch (hang position)
5 x 4


“The Ghost”
6 rounds of:
1 minute of Rowing
1 minute of Burpees
1 minute of Double-unders
1 minute Rest

Nenhum comentário:

Postar um comentário