domingo, 13 de dezembro de 2015

WOD CFRP 14/12 Segunda-feira

Postado por Coach Matheus

Boa tarde crossfiters, aqui vai uma explicação rápida sobre sistemas energéticos, para que entendam melhor como seu corpo funciona durante seus treinos. Algumas pessoas acham que para irem mais rápido no wod, precisam melhorar seu "cardio", mas será esse seu problema?

Para entender por que o cardio não é a resposta mágica para os WODs, é necessário voltar as lições de biologia do ensino médio, mais precisamente o tópico sobre sistemas energéticos.
Existem três maneiras do corpo utilizar a energia contida nele.

ATP-CP: Funciona através de decomposição da adenosina trifosfato estocada no corpo, é o sistema utilizado para esforços de alta potência em períodos curtos de tempo. Suas reservas energéticas não costumam durar mais do que 10 segundos.

Anaeróbio-lactio: Atua através da decomposição da glicose sem a presença de oxigêncio, liberando glicogênio. É um sistema que fornece energia para esforços moderados, sua atuação esta situada em esforços de até 3 minutos.

Aeróbio-oxidativo: Termina a oxidação do glicogênio através de diversas reações quimicas, sendo um sistema capaz de manter esforços de baixa intensidade por periodos longos de tempo.

O Erro dos Atletas
Pela explicação dos três sistemas já é possível perceber que o sistema aeróbio, responsável por esforços de baixa intensidade, não é capaz de suprir as demandas para um esporte que e é definido como “movimentos funcionais, constantemente variados, executados em alta intensidade.”
Mas aqui ainda existe uma dúvida, os outros sistemas não são capazes de esforços de curta duração? Como eles podem influenciar em WODs longos?
É importante entender que mesmo a maioria dos WODs longos não são esforços de baixa intensidade com um longo periodo de duração. Um WOD como o Heavy DT : 5 rounds 12 deadlifts, 9 hang cleans, 6 push jerks (92/65kg), cujo time cap no CrossFit Games era 12 minutos não foi realizado como um esforço continuo pelos atletas, mas pequenos esforços anaeróbios aliados a períodos de descanso que permitam que eles recarreguem suas energias.
Competidores dos Games de 2015 realizando o Heavy DT, é possivel perceber inumeras pausas durante o WOD.
Não perceber essa sutileza faz com que muitos atletas caiam na armadilha de realizar WODs cada vez mais longos e se dedicar a atividades mono-estruturais como corrida, esquecendo da necessidade de aprimorar os outros sistemas energéticos.
E aqui vai nosso treino do dia.


WOD

Fitness
AMRAP x 20:
2 rnds "Cindy"
1 rnd "DT" 95/55 lbs

Performance
AMRAP x 20:
4 Muscle ups
20 Pistols
1 rnd "DT" 155/95 lbs

"Cindy"
5 Pull ups
10 Push ups
15 Air Squats

"DT"
12 Deadlifts
9 Hang Power Clean
6 Jerks

Nenhum comentário:

Postar um comentário