Postado por Coach Armando.
Na 2 feira saiu no site do Globo Esporte uma matéria que causou alvoroço no meio da comunidade de CrossFit aqui do país sobre um treinamento de condicionamento físico com cara de preparação física de futebol, o CrossFut.
Obviamente que teve um monte de gente caindo de porrada e achando um absurdo.
Teve também alguns dias antes o debate (entenda “deboche” ou às vezes “ataque”) sobre a matéria na capa da revista Corpo a Corpo desse mês de treino de “CrossFit na Água”. O que à primeira vista aliás pode parecer estranho, ainda mais se for um treino como o descrito aqui nesse site sobre saúde e estética feminina.
Nós seres humanos temos um sério problema tendencioso de quando estamos em bando, ou seja, muito inseridos em uma determinada sociedade, grupo ou cultura de protegermos as idéias desse nicho tomando tudo e qualquer coisa dita internamente como verdade absoluta e julgarmos imediatamente que qualquer outra coisa meramente parecida ou que cite tais ideais mas que não seja desse grupo como plágio, errado ou deturpado.
É um mecanismo de defesa que não cabe a mim e nem a esse espaço tentar explicar, mas é o que acontece em grande parte dos casos e assumo aqui também minha parcela de culpa em muitos desses eventos em também ter disseminado piadas ou comentários ofensivos. Sou humano também, oras.
Porém temos que tomar muito cuidado ao expressar publicamente certos pensamentos, primeiro no caso do blog da CrossFit Ribeirão por influenciarmos muita gente, e segundo por também estarmos expostos e suscetíveis a críticas que podem não condizer com nada que quisemos dizer inicialmente.
Pode ser realmente que CrossFut seja apenas um aproveitador de nomes em moda que fez um trocadilho ridículo e nada tem a ver com CrossFit, que nunca vai melhorar o agachamento pesado de nenhum aluno, afinal como vão fazer isso treinando apenas com bolas no meio do parque?
Por outro lado pode ser que alguém aproveitou um nome realmente forte no mercado para trazer pessoas para um treino divertido e dinâmico que pelo menos tira um monte de gente de casa que não estaria treinando qualquer outra coisa, nem mesmo uma simples musculação.
E se o professor que dá CrossFut é realmente um treinador de CrossFit e tenta adaptar ao máximo do que pode para a sua realidade de trabalho em algum outro lugar? Juro que não faço idéia de quem é o treinador disso, mas pelo menos o cara tá trabalhando e ajudando um monte de gente, assim como um monte de CrossQualquerCoisa tem feito, junto das QualquerCoisaFit por aí.
Será que esse caras são mais mal intencionados em relação ao mercado do que um monte de gente que tem aberto ginásios oficiais de CrossFits mas não possuem quase nenhuma experiência de treino real?
Os dois casos acima sobre CrossFit na água é um bom exemplo da diferença entre má interpretação do título e plágio/aproveitamento. Um deles nada mais é do que a aplicação prática dos fundamentos de treino da CrossFit, feito em um local que tem a sorte de possuir uma ferramente a mais para trabalhar, a piscina. O outro é realmente uma aula qualquer na água que tenta atingir o público pelo nome forte e nada tem a ver com CrossFit. Plágio, coisa feia, ilegal, “shame on you”… troquem esse nome agora, afinal está corrompendo os nossos ideais. Porém com a massificação e generalização da palavra CrossFit será que pelo menos alguém os avisou que eles não podem usar o termo “CrossFit” por ser uma marca registrada?
E será que isso é totalmente ruim para nós? Afinal vai divulgar ainda mais o nosso nome para pessoas que talvez irão atrás na internet ou com amigos e vão descobrir o nosso trabalho real, e de repente assim até ganharemos mais alunos.
Não estou querendo colocar uma resposta final a nenhum assunto, acho que todos os casos merecem ser analisados, principalmente sobre a verdadeira intenção dos “infratores”; apenas estou tentando deixar todo mundo com uma pulga atrás da orelha para pensarmos um pouco antes de sairmos falando qualquer coisa por aí. Sobre qualquer assunto, aliás, pois é assim que muitas guerras, brigas e separações começaram.
Bom treino.
SKILL - Split Jerk
WOD A - 7 rounds of the Complex (a cada 2 minuto)
3 Shoulder Press
3 Push Press
3 Split Jerk
WOD B - 3 rounds of:
6 (total) TGU 8/16kg
10 Burpees
12 Globet Lunges 16/24kg
10 burpees
24 KTB Swings 16/24Kg
10 Burpees
Nenhum comentário:
Postar um comentário