Postado por Coach Armando,
Na faculdade mesmo, onde eu fiz o curso de Educação Física, eu tive uma definição de atleta como o indivíduo que se dedica a treinar para melhorar o seu desempenho com o objetivo de ganhar uma competição esportiva oficial ou com regras pré-estabelecidas. Quem não tinha um regime de treino intenso ou não almeja competir, então de acordo com a linha da UNESP era considerado apenas um praticante de atividade física. Se não era isso exatamente, era algo bem próximo.
E daí eu começo esse tal de CrossFit onde resolvem me falar que todos os nossos alunos são considerados“atletas”! Isso porque mesmo que não tenham o intuito de ganhar ou mesmo de competir, todos os nossos alunos são treinados da mesma maneira que grandes atletas treinam. Com exercícios complexos, aplicando muita potência, próximos à exaustão, sempre tentando melhorar, constantemente usando parâmetros para avaliar o seu desempenho e o mais importante, dentro dos seus próprios limites de tolerância física e psicológica.
Legal, tá aí mais um ponto em que tive que bater de frente para vencer os meus pré-conceitos adquiridos através de livros e aulas com grandes nomes do mundo acadêmico internacional. E bati mesmo, até aprender que devemos sempre ter a mente aberta a novas idéias e testar os seus conceitos.
Hoje em dia, apesar daquela raíz universitária plantada em meu cérebro, eu já aprendi que sim, todos nós CrossFiteiros que encaramos cada treino diário como uma nova meta a ser batida, um novo desafio a ser vencido, um novo aprendizado a ser assimilado somos sim atletas, pois estamos dando o nosso melhor, chegando próximo ao nosso limite e tentando a cada dia aprender ou aprimorar um movimento diferente.
A grande diferença então entre um aluno que iniciou nessa semana e os nossos exemplos de competidores nos eventos de CrossFit, é simplesmente o resultado. Resultado nesse caso é uma junção de potencial genético com resistência psicológica e muito, mas muito treino.
Muitos de nós (inclusive eu) já treina ou treinou tanto quanto alguns dos melhores atletas que vemos por aí, mas nenhuma competição teria graça de assistir se todos tivéssemos os mesmo resultados. Mas bato uma aposta que todo bom CrossFiteiro já se encontrou em uma situação parecida com a dos nossos monstrinhos aqui dessas fotos.
Seja durante um treino dentro do seu ginásio de CrossFit, sozinho de férias dentro do quarto do hotel ou no meio de uma prova de qualquer competição, saiba que independente do seu resultado, todos somos unidos pelas mesmas emoções e objetivos, melhorar sempre e aproveitar cada momento de treino.
Bom treino a todos vocês, atletas de CrossFit.
WOD
A. Every 1 minutes, for 9 minutes (3 sets):
1 min. Deadlift x 4 reps 70% de 1RM
2 min. Dumbbell Shoulder Press x 6-8 reps
3 min. Double-Under Practice x 50 reps
B. Metcon.
21-15-9
Thruster (40/25kg)
KB Swing (24/16kg)
Knee to Elbows
top!
ResponderExcluir