domingo, 5 de janeiro de 2014

WOD 06/01

Hoje vai ser mais um daqueles textos longos (já fiz maiores para falar a verdade), mas isso porque eu acho sempre importante reforçar alguns pontos sobre o que fazemos aqui na CrossFit e porque fazemos dessa maneira. Ainda mais hoje em dia com essa explosão de ginásios (oficiais ou não) e treinadores certificados de CrossFits por aí (com ou sem experiência).
Treinar em uma CrossFit oficial tem vários significados e ângulos diferentes que podem ser vistos, então obviamente que não vou falar sobre (quase) tudo hoje, mas pelo menos vou colocar alguns pontos que mais acho importante sobre a maneira como trabalhamos aqui na CF.
Uma das coisas mais importantes para nós é o princípio básico do movimento, ou seja, para que ele serve, qual a sua função e quais seus parâmetros de execução. Sempre que ensinamos e cobramos algum movimento dentro de um treino, ele está lá com a razão de fazê-los aprimorar uma ou mais capacidades físicas, com o objetivo final, único, de melhorar a sua vida. Quando mandamos você agachar até o fim, estender os braços totalmente atrás da linha da orelha, tocar o corpo todo no chão ou mesmo estender as pernas para saltar em uma caixa, isso não é porque queremos atrasá-lo e ter um resultado “pior” no final do seu WOD, mas sim para “viciar” o seu cérebro a executar movimentos mais amplos, seguros, coerentes e eficientes, e com isso quando você precisar usar algum tipo de movimento similar na sua vida, os seus músculos, tendões, ligamentos e o controle central para esse movimento terem o menos esforço possível e a menor chance possível de se lesionarem com uma simples tarefa diária.
CrossFit é baseado em função, não beleza, nós usamos medidas reais de desempenho, e não estética para saber se vocês estão evoluindo.
Onde você treina é menos importante do que COM QUEM e COMO você treina (não estou falando da sua roupa).
Se você não está entendendo o que estou falando, dá uma olhada no vídeo abaixo e veja a importância da precisão dos movimentos que usamos no dia-a-dia. Se não tiver muito tempo, assista só o comecinho e já pode pular para o minuto 2:40. Ah, e se você acha que “beleza”, isso nunca vai acontecer comigo, bem, então está na hora de você olhar melhor para os seus avós, e ver o que a diminuição gradativa de uso do corpo pode fazer (vulgo sedentarismo).
Nós da CrossFit não fazemos propaganda e não colocamos anúncios em revistas, porque sabemos que se você realmente compreender e perceber o porque está treinando aqui, então você vai querer que os seus amigos e familiares se juntem à nossa comunidade.

E como é começo de ano e a maioria de vocês nos últimos 15 dias se manteve no máximo com metade da atividade que estavam acostumados a fazer no final do ano passado (isso sem falar em comendo mal), vamos passar esse primeiro mês do ano focados em melhorar muuuuito a técnica dos nossos movimentos, e progressivamente voltar à ativa para alcançar o seu condicionamento anterior sem lesões e com muito mais experiência que antes.
Esperem então um mês cheio de movimentos básicos e bastante exercícios apenas com o peso do corpo, e isso não quer dizer que não vamos levantar pesos, porém não vamos abusar de cargas altas.
Bem vindos de volta, e que no final de 2014 vocês olhem para trás e percebam que trilharam o caminho certo. Bom treino.

WOD
3 a 5 Rounds
10 Ring Dip
10 Thruster (50/35kg)
50 Double Unders
SKILL
Overhead Squat 5×5
Time Cap 20min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário