Texto bem legal sobre sapatilha de LPO, o famoso lifter do Crossfit.
PORQUE INVESTIR EM UMA SAPATILHA DE LEVANTAMENTO DE PESO
CrossFit e levantamento de peso não são esportes baratos, existem dezenas de equipamentos a serem adquiridos desde o início, tanto de proteção para as mãos, punhos, joelheiras, até cordas e outros, mas entre todos eles existe um acessório que realmente vale a pena ser adquirido logo de cara, a sapatilha de levantamento de peso.
O que é:
Uma sapatilha de LPO consiste em um calçado com solado duro, geralmente feito de madeira ou plastico de baixa compressão com sistema de fecho baseado em cadarços e uma ou mais fivelas.
Estabilidade e segurança:
A principal preocupação em um calçado para esportes de força é sua estabilidade. Calçados com sistemas de amortecimento apresentam deformações quando forças são aplicadas contra suas solas, isso faz com que o calçado perca sua forma original necessária para suportar o atleta de forma segura.
O amortecimento também é maléfico para a performance, pois segundo a Terceira Lei de Newton:
“A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.”
Ou seja, se o calçado dispersa a força recebida pelos pés do atleta essa força não será transferida para o solo e não proporcionara a a totalidade da força que o atleta fez para colaborar com o levantamento da barra.
Além disso, pela junção da sola rígida, com as correias e algumas vezes um sistemas anti-torção também proporciona estabilidade lateral. Isso faz com que o atleta tenha uma maior dificuldade em apoiar seu peso na lateral interna dos pés, mantendo seu arco plantar e uma maior ativação da cadeia posterior, evitando uma sobrecarga dos joelhos.
Ganho de Amplitude de Movimento
Outra vantagem de uma sapatilha em relação a outro calçado de sola rígida é o seu salto, que geralmente varia entre 1 e 2,5 cm. Essa pequena elevação, coloca o tornozelo do atleta em extensão o que permite que pessoas com pouca flexibilidade no tornozelo realizem agachamentos mais profundos, além de diminuir a inclinação das costas dos atletas nos agachamentos (1) retirando uma alavanca que em determinados casos pode ser prejudicial a coluna do individuo.
Além disso para muitos novatos o calcanhar elevado colabora com a propercepção, fazendo com que eles sejam capazes de utilizar melhor a cadeia posterior no agachamento sem o tradicional medo de cair para trás, o que acaba resultando em maior força e estabilidade e consequentemente maiores amplitudes de movimento.
Outras Soluções
Apesar das sapatilhas trazerem inúmeros benefícios muitos atletas ainda adiam sua compra devido ao seu custo, por enquanto a maioria das marcas não tem representação oficial no Brasil e são raros os modelos abaixo dos US$100,00.
Calçados de solado rígido são uma ótima solução, all stars e calçados de wrestling são alguns dos candidatos a substitutos, apesar do solado plano. Por outro lado sapatos sociais masculinos não são nada confortáveis, mas conseguem oferecer a combinação de solado duro com salto elevado.
Outra opção para emular o salto das sapatilhas é o velho truque de academia de colocar um calço, geralmente anilhas pequenas no calcanhar do levantador, essa é uma solução eficiente, se combinada com sapatos de sola rígida, apesar de não funcionar para os levantamentos olímpicos que exigem movimentação dos pés do atleta.
Existem várias outras formas de tentar reproduzir sapatilhas de levantamento, mas o investimento no calçado adequado pode prevenir possíveis lesões e aumentar a performance, o que é um ótimo motivo para ele ser a prioridade de um atleta iniciante.
WOD:
A. Gymnastic Conditioning
1 min : Max HSPU
1 min Rest
1 min: Max Pull up
1 min Rest
1 min: Max Broad Jump
B. Metcon
-Performance
"Mark 35"
7 RFT:
5 Bench Press 175/ 95 lbs
5 Power Clean 175/ 95 lbs
35 Double Unders
-Fitness
5 RFT:
15 Push Up
10 Power Clean 115/65 lbs
75 Single Unders
Nenhum comentário:
Postar um comentário